FAQ

Fogões de sala e lareiras de alto rendimento foram projetadas e desenvolvidas para gerar calor e trazer aquecimento ao ambiente. Aquecem por irradiação térmica e por convecção.  Aconselhamos consultar sempre um técnico antes para ver a posiçao do equipamento no ambiente.

E uma distancia minima de qualquer superficie plastica, madeira  ou similar  é de 60.0 cm em cada lado ou superficie do equipamento.

Uma lareira de alvenaria (de tijolos) tem um rendimento térmico ínfimo, muito baixo, menos do que 12 % . Aquece somente por irradiação, devido a troca de oxigenio constante com o chaminé, leva muito do ar aquecido rapidamente para fora do ambiente. E quando não esta sendo utilizada, permite a entrada do ar frio (+ pesado) entre pela chaminé e “invada” o ambiente interno da casa.

O aquecimento de uma lareira convencional de metal pode chegar, se bem projetada e instalada a 30 – 45 % de rendimento térmico. Aquece basicamente também por irradiação .

O aquecimento de um fogão de sala ou lareira de alto rendimento se dá por irradiação e tambem por convecção de ar. Ou seja troca o ar do ambiente, aquece o mesmo. Não utiliza mais oxigenio do que necessario e em níveis muito baixos. Não permite a entrad a do ar frio externo para o ambiente interno e tem uma queima sempre homogênea, economizando muito da lenha utilizada no fogo.

O aquecimento de um ambiente, varia conforme seu tamanho ( m² ), conforme sua altura ( m³) , conforme seu isolamento e do tipo de material utilizado na construção. Varia também conforme o tipo de lenha utilizada no fogão de sala ou lareira de alto rendimento, conforme o peso, tipo de fibra e quantidade de umidade da lenha.

A priori, chaminés não devem ser interligados. Todo equipamento para ter seu funcionamento correto, necessita de um chaminé adequado e calculado para sua vazão e que seja sempre individual.

Sempre utilizar lenha seca, com baixa taxa de umidade. Do tipo reflorestável, tais como acácia-negra (de preferencia sem a casca, eucalipto – do tipo “grandis”ou vermelho -).

Não aconselhamos totalmente o uso de nó-de-pinho, pois possuem muita resina, que causa um “entupimento” precoce e muito rapido da parede interna do chaminé. Outro tipo de madeira semelhante e desanconselhada é o pinus de illiotis.

Sim! Varia conforme o tipo da lenha , seu grau de umidade, suas fibras, dureza.

Aconselhamos sempre utilizar lenha “rachada”e não tronco roliço. Sempre seca e com baixa umidade (menos de 12%).

Nunca utilize lenha maior que o compartimento ou câmara de fogo do equipamento, seja ele lareira ou fogão de sala de alto rendimento.

Inicie o fogo aos poucos, pois todos metal, seja ele de alta dureza ou fundido, sofre dilataçao com o fogo.

Sim! Pode ser limpo com uma esponja do tipo “para superficies delicadas” e que não riscam. Utilzando um pouco de detergente neutro de cozinha (algumas gotas) na esponja e fazendo movimento leves e circulares. Após, passar uma flanela ou papel toalha seco ou levemente umedecido. Repita, caso seja necessário, até que o vidro fique transparente e limpo.

Materiais abrasivos e químicos fortes podem avariar e danificar as superficies metálicas do equipamento. Nunca utilize  tais produtos.

Ficou com alguma outra dúvidas? Fale com a gente ou procure o auxilio técnico, por engenheiro mecânico ou profissional treinado e desconfie de pessoas que “prometem milagres”, sem embasamento técnico.